Desde seu inicio a SPO sempre procurou se estabelecer de maneira ecologicamente correta no meio ambiente que cercam as suas unidades industriais. No aspecto físico a empresa se orgulha de manter uma ótima política de conservação dos recursos naturais que compreendem sua área indústrial.
As unidades de produção da SPO se encontram no município de Imbituba, uma cidade com um forte apelo ecológico por abrigar áreas de proteção ambiental, como o caso da APA da Baleia Franca. O processo industrial na SPO, convive harmoniozamente com esse cenário, uma vez que, não possui emissão de efluentes líquidos e nem de gases tóxicos ou odores.
A SPO também faz uso de técnologias avançadas para a conservação do meio ambiente de trabalho. Com a implantação de um moderno sistema de filtro de mangas com sistema de limpeza automático que capta com eficiência as partículas de poeira provenientes do processo industrial, a empresa conseguiu aumentar a qualidade do ar no setor industrial, beneficiando tanto funcionários e visitantes da fábrica, quanto o meio ambiente como um todo.
A madeira utilizada para a queima industrial nos processos da SPO, são provenientes de reflorestamento, principalmente com espécies de eucaliptos utilizados na queima industrial e mantendo dessa forma o consumo de um recurso energético 100% renovável. A política adotada de uso da madeira como combustível proveniente de áreas de reflorestamento de terceiros, garante o fornecimento constante de madeira sem explorar de forma degradante a madeira natural encontrada na região.